terça-feira, 9 de agosto de 2011

Jantar de Confissões Cômicas*




A busca - de uma mulher - por afirmação
Na Mostra Noturna do 4º Fetism a segunda noite foi de gargalhadas no TUI.
Graça prepara um jantar para Fagner e enquanto arruma a mesa nos mínimos detalhes, recebe flores, prova a comida, bebe vinho, conta casos de amor anteriores. A atriz Mariana Lohmann interpreta Graça uma mulher confusa, insegura que busca na personalidade dos homens com quem se relaciona a afirmação como mulher. Mas isso é sério demais para falar sobre a peça.
Inspirada na obra de Cláudia Tajes, a comédia é um turbilhão de situações cômicas envolvendo Graça e todos os ‘tipos’ de homens. O Judeu, o dançarino da boate, o maníaco por limpeza entre outros. Enquanto esperava pelo namorado para comemorar os 20 dias de namoro, entre surtos de insegurança, Graça divertiu o público que aplaudiu o monólogo da atriz santa-mariense em pé.


Texto: Kareka Ricordi

Mulher camaleoa
Sabe quando a gente faz coisas que odeia ou que não faz parte do nosso ser só para acompanhar a pessoa amada, conquistá-la, fazê-la feliz? Como mudar de religião, acordar às cinco da manhã para correr no parque, vestir uma determinada cor de roupa, adquirir hábitos que não se tinha, mergulhar de verdade no relacionamento, mudar... É um pouco isso e muitos outros conflitos existentes nas relações amorosas que a personagem Graça compartilha com o público no espetáculo Jantar de Graça, do Grupo EntreLinhhas, de Santa Maria.
 A atriz Mariana Lohmann, formada em direção e estudante de interpretação, incorpora uma mulher comum, que - de forma cômica - ao contar, recodar, comentar e encenar à platéia suas histórias amorosas e sexuais, se expõe, se abre, desabafa suas vivência de forma escrachada e despudorada, o que vai muito além da busca por afirmação ou de surtos de insegurança de uma mulher.

Destaque para a iluminação do espetáculo, que marcou visualmente os vários "flashbacks" da peça, e para a sonoplastia. As músicas, associadas à interpretação de Mariana, garantiram boa parte das gargalhadas da platéia.
Depois do espetáculo, no momento de debate, o público pode fazer perguntas à equipe do EntreLinhas. Mariana contou que o texto também tem contribuições suas e disse que a montagem da peça também foi feita baseada nas músicas "bregas" que tocam durante o espetáculo e que intensificam a comicidade das cenas.

Texto: Silvana Dalmaso
Fotos: Marcelo Cabala

JANTAR DE GRAÇA

Ficha Técnica:
Espetáculo: Jantar de Graça
Texto: Inspirado na obra de Cláudia Tajes.
Criação e Atuação: Mariana Lohmann.
Iluminação (Concepção): Felipe Martins.
Sonoplastia: Mariana Lohmann. Operação de som: Douglas Jung.
Contra-regragem: Antônio Orellana.
Cabelo e Maquiagem (Concepção): Gustavo Scherer.
Cenografia (Concepção): Mariana Lohmann e Cândice Lorenzoni
Figurino (Concepção): Mariana Lohmann
Programação visual de Anderson Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário