Como Tudo Começou...

O ENTRELINHAS Cia. de Teatro começou a ser formado em 2008 por acadêmicos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria depois da a apresentação do espetáculo “IntraPinter” no Teatro Caixa Preta da UFSM. A vontade de dar continuidade ao espetáculo originou o grupo IntraPinter Cia. de Teatro que teve sua estréia como grupo em 2009, quando tivemos a oportunidade de apresentar nosso espetáculo no Theatro Treze de Maio em Santa Maria através do projeto “Treze: O Palco da Cultura”, financiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) do município. O espetáculo “IntraPinter” tem direção de Mariana Lohmann e foi resultado do seu 6º semestre em Direção Teatral.

Em 2009 foi produzido o espetáculo “As Linhas de Elise” que também tem direção de Mariana Lohmann e foi resultado de seu trabalho final dentro do curso de Artes Cênicas. Dessa forma surgiu a idéia em 2010 de reunir os dois elencos num único grupo determinando assim a mudança do nome de IntraPinter Cia. de Teatro para ENTRELINHAS Cia. de Teatro.

Depois de algumas desistências o grupo se estabeleceu com 6 integrantes: Mariana Lohmann, Antônio Orellana, Ícaro Costa, Amanda Hoffmann, Elis Genro e Douglas Jung.

Em 2010 decidimos viajar para festivais amadores do Estado com o intuito de simplesmente divulgar o nosso trabalho e fomos surpreendidos logo no primeiro festival - 11º Rosário Em Cena - com 7 premiações e 11 indicações. Isto nos deu força e coragem para continuar, por que afinal de contas: "So(mos) forte(s) como um cavalo novo, com fogo nas patas correndo em direção ao mar!" (Grace Passô).

Depois vieram os festivais de Arroio dos Ratos, Santiago, Osório e Três Coroas... Fechamos o ano de 2010 com muitos prêmios e parceiros teatrais, além de amigos que esperamos encontrar brevemente. 

Em 2011 estabelecemos uma parceria com o coletivo Palco Fora do Eixo de Santa Maria visando uma maior solidificação como grupo e nos lançando na busca pela afirmação da arte. Também conquistamos um espaço na parceria que a UFSM estabeleceu com o SESC-RS com o espetáculo "As Linhas de Elise". 

Ainda em 2011 aumentamos a família com o retorno de uma integrante do extinto Intrapinter Cia. de Teatro, Tainá Theis.

Continuamos em busca da nossa afirmação como grupo teatral ativo, perseguindo nossa meta de divulgar o ENTRELINHAS Cia. de Teatro pelo mundo. Temos o foco voltado para alcançar os mais diferentes públicos com temas que retratem o ser humano, sua condição e suas indagações. Através de espetáculos que deixam suas mensagens subentendidas nas "entrelinhas" do texto ou das cenas, buscamos aproximar a arte à vida ou a vida à arte, sendo que uma depende da outra.


Mariana Lohmann 
_____________________________________________________________________


NOVOS RUMOS

Seguindo nossa história, depois das últimas apresentações dos espetáculos "As Linhas de Elise", "Jantar de Graça" e "Vocês Viram o Meu Cachorro", e da participação no evento Pausa Dramática do grupo de teatro TPQÑ? em 2011 o grupo sofreu modificações. Alguns integrantes deixaram de participar do grupo por motivos pessoais, outros foram alçar voos maiores em outras cidades e outros montaram outras cias seguindo seus caminhos profissionais. O que restou foi eu e minha boa vontade de também seguir em frente.

Em 2012 apresentei um pocket do "Jantar de Graça" no Cabaret do formandos de Artes Cênicas deste ano. Também retornei ao festival de Rosário como espetáculo convidado de abertura do Festival desse ano.

E assim seguirei, "Porque eu sou Forte, porque eu sou FORTE"!!! (Grace Passô)

Mariana Lohmann